segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

Sustentabilidade

O conceito aplica-se aos mais diversos domínios da actividade humana, no entanto, tendo este espaço como tema a questão energética, será desse ponto de vista que o iremos abordar neste texto.
Para que uma dada forma de energia seja sustentável, terá forçosamente que garantir os pressupostos seguinte:
  • Ser possível garantir o fornecimento continuado no tempo, com um horizonte se não ilimitado pelo menos tão distante quanto possível, através da utilização de meios técnicos economicamente viáveis.
  • Que o impacto da sua utilização (obtenção,transporte, consumo, tratamento de eventuais resíduos) no ambiente sejam facilmente acomodados por este.

De todas as soluções até agora apontadas, nenhuma garante de momento uma absoluta sustentabilidade.

Sempre que apresentarmos aqui alguma forma de energia, procuraremos deixar pistas para a reflexão relativa à sustentabilidade da tecnologia envolvida no processo.

domingo, 24 de fevereiro de 2008

Dependência dos combustíveis fósseis. Que fazer?...

Os combustíveis fósseis(carvão, petróleo e gás natural), foram, nos últimos 240 anos as formas de energia fundamentais utilizadas, quer pela indústria, quer pelos transportes, quer ainda usos doméstico. Mesmo quando, no consumo final, utilizamos energia eléctrica, estamos na realidade a consumir uma elevada quantidade de combustíveis fósseis, uma vez que é a partir destes que se produz a maioria da energia eléctrica. Esta situação foi originada pelo preços acessíveis, facilidade de utilização e pela aparente inesgotabilidade dos recursos que se manteve ao longo dos anos.

Hoje é já claro, para qualquer observador minimamente informado, que toda esta situação era ilusória e que durante anos se descurou a procura de alternativas e se abusou dos consumos, delapidando perigosamente as reservas e provocando danos ambientais dificilmente recuperáveis.

Torna-se necessário assumir a inversão desta situação como uma prioridade, da qual depende o futuro do nosso modo de vida, tal como o conhecemos.

Sem alarmismo nem radicalismo, mas conscientes de que, não havendo soluções milagrosas para de um momento para o outro substituir todos os combustíveis fósseis por outras formas de energia, é fundamental que unamos esforços e comecemos desde já por reduzir os consumos, evitando o desperdício e aumentando a eficiência, mas também aproveitando a tecnologia já existente para produzir energia para diferentes fins, utilizando outros meios.

Neste espaço procuraremos dar visibilidade a soluções que contribuam para estes objectivos.